terça-feira, 27 de março de 2012

SEGREDO PELE PERFEITA 4# Reduzir o Stress e a Ansiedade

" A agitação do corpo e da mente gera doenças e acelera o envelhecimento. O repouso profundo do corpo e do espirito reverte a idade biológica"
Deepak Chopra

O stress tem vindo a aumentar nas nossas vidas.
Cada vez  mais somos pressionadas pela sociedade: temos que ser boas na escola, boas professionais, boas filhas, boas mães, boas esposas, boas cozinheiras, boas donas de casa e ainda temos que ser lindas.
Com tudo isto temos que ter consciência de não exigirmos demasiado de nós. Não temos que ser perfeitas para sermos felizes, nem os homens exigem tanto de nós como nós próprias. Já vi mulheres lindas serem infelizes porque têm 4kg a mais ou porque não têm o cabelo que gostavam de ter.  
Não quero dizer com isto que não lutem para ter o vosso peso ideal ou o cabelo que gostariam de ter, quero dizer que se ficarmos stressadas e deprimidas, esses objectivos e outros serão mais difíceis de alcançar.
" É na tranquilidade e na confiança que reside a nossa força."

Hans Selye, descobriu que, com o stress, além das mudanças que se verificam no sistema nervoso, diversas hormonas importantes entram em desiquilibrio. Estas hormonas afectam todos os orgãos do corpo.
Se o stress for prolongado o corpo fica exausto, não é capaz de manter o equilibrio e acaba por falhar alguma coisa.
Com o tempo pode causar doenças cardíacas, úlceras no estômago, cancro, ansiedade, insónias, depressão e lógicamente é impossível ter uma pele bonita nestas condições e muito menos atingir o peso ideal.

Existem diversas formas de aliviar o stress e a primeira começa na forma como vemos as coisas. Temos que ser mais positivas.

Enquanto que algumas pessoas olham para um copo meio de água e dizem que é um copo quase vazio, outras olhando para o mesmo copo, têm a perspectiva que é um copo quase cheio.


As emoções seguem o pensamento. Se controlarmos o pensamento, controlamos as emoções.
A Meditação, o Yoga, o Thai Chi são formas de educarmos a mente, mas isso fica para outro post que este já está muito grande.


Podemos partilhar algumas formas simples de aliviar o stress.
No fim de semana, para carregar baterias, adoro fazer um piquenique e um passeio com o meu marido e amigos, num sitio bem bonito. E vocês?




9 comentários:

  1. optimas dicas para uma vida feliz apesar dos precalços do dia-a-dia :)
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor do que o ar puro e a ausência do frenesim do dia a dia para recuperar algum bem estar e capacidade de suporte para as necessidades diárias do nosso corpo e mente,tudo isto aliado à "Beleza Natural" que todas ambicionamos e merecemos.Bons conselhos uma vez mais...Um beijinho e bons piqueniques:)

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto muito de ambiente rural, sou muito urbana. Para reduzir o estresse eu gosto de comprar, compro muito, pena que a conta do Cartão de Crédito depois me estresse muito.
    :)))
    Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  4. Ai nesses dias é quase impossivel tirar uma horinha para relaxar neh?? Nossa ando sonhando com ar puro, barulho de cachoeira essas coisas....
    Dea
    http://blog101.com.br

    ResponderEliminar
  5. Looks really nice!

    XOXO

    http://blondefashiontale.com

    ResponderEliminar
  6. Great blog, i love your post... I wish you can visit my blog and if you like it we can follow each other!! I really like it!

    Lucía

    diorblessyou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Oi linda belas diquinhas em eu quero ter uma pele linda si quem não quer né.
    Vou aguardar sua visitinha
    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderEliminar
  8. adorei o post! o segredo está em gostarmos de nós!

    ResponderEliminar